SapoTelecom
Pesquisar
FacebbokTwitterLinkedinSapo Vídeos
TMN introduz 4G em ambientes urbanos reais
sexta-feira, 8 de Abril de 2011
A TMN acaba de introduzir o 4G em ambientes urbanos reais ao realizar os primeiros trials de abrangência nacional em Cascais e Braga.

Reportagem PT TV

Zeinal Bava destaca o apoio da Câmara Municipal de Cascais no processo de implementação dos trials de acesso LTE

A partir de agora os portugueses vão passar a ter acesso, em contexto real, a velocidades de Banda Larga Móvel até 150 Mbps. Este “vai ser o primeiro ensaio feito fora de um laboratório”, explica Zeinal Bava, presidente executivo da PT. Na conferência de imprensa de apresentação do projecto, Zeinal Bava reforça o compromisso da PT com o investimento tecnológico sendo que “o LTE é uma forte aposta neste âmbito. Queremos que Portugal seja um dos primeiros países do mundo com cobertura 4G”.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, agradeceu à PT por ter escolhido Cascais para implementar este projecto que considera ser marcante para o futuro da autarquia e da operadora

Tornando a rede do futuro mais próxima da comunidade em geral, a TMN acaba de deslocar o 4G do ambiente laboratorial para os ambientes urbanos de Cascais (9 a 29 de Abril – CascaiShopping) e Braga (brevemente). Recorde-se que em Março de 2010 a TMN fez primeira demonstração pública em Portugal e, em Abril do mesmo ano, demonstrou na PT Inovação, em Aveiro, um conjunto de novas soluções através desta tecnologia, posicionando-se como o primeiro operador no país a alargar um projecto-piloto 4G aos meios académico/laboratorial e industrial.     

O 4G é a nova geração de comunicações móveis que vem complementar e evoluir o 3G com maior velocidade, maior largura de banda e melhor qualidade de rede. “O LTE é o primeiro standard mundial e com ele esperamos alcançar mais mobilidade, maior eficiência e melhores serviços”, afirma Alfredo Baptista, administrador PT responsável pela área de engenharia e redes (CTO – Chief Technology Officer).

“Os 18 trials colocados em Cascais fazem com que a TMN seja líder na implementação do 4G”, explica o CTO. Brevemente, este projecto será também implementado em Braga permitindo aos habitantes e visitantes de ambas as localidades experimentarem directamente um conjunto de serviços do universo PT que ilustram as potencialidades do 4G, nas vertentes particular e empresarial.

Mário Sousa, da Direcção de Dados e Conteúdos Móveis, apresentou algumas aplicações que a PT acredita “responderem à procura em diferentes áreas, desde o entretenimento ao meio profissional”. São aplicações já existentes em ambientes fixos, com fibra óptica, mas que agora vão poder ser disponibilizadas em total mobilidade com o 4G, com uma experiência de utilização semelhante à do fixo. 
 

Alfredo Baptista, CTO da PT, apresentou as mais-valias da rede 4G em relação à rede 3G

Mário Sousa, da Direcção de Dados e Conteúdos Móveis, fez uma demonstração de algumas aplicações PT disponíveis, agora também, para acesso móvel

Aplicações apresentadas durante a conferência
MEO Online – A evolução para 4G tenderá a permitir transportar, para um contexto de mobilidade, um conjunto de experiências familiares dos nossos ambientes fixos da casa e do escritório. Neste sentido, vários canais de TV e o Videoclube disponíveis no MEO Online estarão no contexto destas demonstrações da TMN acessíveis num PC, permitindo aos utilizadores visualizar conteúdos MEO com uma qualidade semelhante à que teriam se estivessem em casa.  
MEO Jogos – Os participantes poderão aceder a diferentes jogos de alta definição e grande complexidade gráfica, numa experiência revolucionária de mobile gamming, com baixos níveis de latência e uma jogabilidade semelhante à de um PC ou consola, apenas acessíveis actualmente através de uma ligação de fibra.  


O humorista Nuno Markl, protagonista dos desafios da Banda Larga da TMN foi desafiado a testar a Banda Larga agora em 4G

Multivideo Streaming – Nesta demonstração, os utilizadores podem visualizar num mesmo ecrã vídeos HD em simultâneo, sem prejuízo da qualidade dos mesmos.

Conferência Web – Escolhida no âmbito das necessidades do segmento empresarial permite colocar em contacto, através de videoconferência, dois ou mais interlocutores que se encontrem em diferentes lugares e que, com este serviço, poderão não só comunicar entre si como partilhar, alterar e produzir documentos em tempo real.


Speedmeter – Recorrendo a um velocímetro, a TMN ilustra as reais velocidades alcançadas em cada uma das soluções em demonstração, com o objectivo de clarificar as diferenças na transferência de dados entre o 3G e o 4G.   

Segway 4G – Do conjunto das soluções 4G em demonstração, sobressai uma segway que, equipada com uma câmara de filmar HD e uma placa Banda Larga Móvel TMN 4G, transmite em tempo real e em total mobilidade as imagens que vai captando.

Nos trials 4G da TMN destaca-se ainda a presença de Túneis de Vento, duas estruturas através das quais os visitantes podem experimentar a sensação provocada pelas velocidades alcançadas pela tecnologia 4G, em comparação com o 3G.




Notícias relacionadas

TMN apresenta primeira demonstração de LTE em Portugal

PT apresenta serviços de 4ª Geração Móvel

 
partilhar notícia